quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Discos: Estandarte por Skank

Décimo albúm da Discografia da Skank; Estandarte marca a volta do produtor Dudu Marote, produtor de Calango e O Samba Poconé, os discos com maior número de vendas da banda. Mas ao contrário do que se esperava, a banda não voltou para a época em que fazia o jogo fácil da indústria. Apesar do ritmo dançante de algumas músicas lembrar os velhos tempos de Garota Nacional, o disco continua flertando com o Rock Britanico, embora com menos intensidade do que na trilogia Maquinarama/Cosmotron/Carrossel. Talvez esse seja o maior trunfo de Estandarte, aproximar o "Skank antigo" e o "novo Skank".

1 - Pára-Raio: A canção mais Pop dos últimos 4 albúns da bandas, cheia de metais e uma guitarra parecida com a da regravaçãoo de Beleza Pura. A letra, uma das parcerias de Nando Reis e Samuel Rosa, é o grande diferencial. Perfeita para abrir o cd.

2 - Ainda Gosto Dela: O 1º single, também já está em uma trilha sonora da Globo ¬¬. Lembra bastante Tribalistas (lembra muito, mais muito mesmo). Lembra também Blur, mostrando que a chamada "fase britanica" da banda ainda não acabou. Negra Li faz uma pequena participação no refrão. A letra também é assinada por Nando Reis e Samuel Rosa; uma das melhores parcerias dos dois que tambem já fizeram juntos É Uma Partida de Futebol, Trancoso, entre outras. Um dos destaques do albúm.

3 - Chão: "Teu prazer é o meu estandarte", daí saiu o nome do disco. Uma das 6 músicas assinadas por Samuel Rosa/Chico Amaral. A bateria ganha destaque na metade da música e fica muito interessante. É uma das faixas mais espontâneas desse albúm que foi feito sem pré-produção. Groooooooove!!

4 - Canção Áspera:
Talvez a pior música do albúm, como foi dito na Folha "Parece um Bloc Party de segunda", concordo plenamente. Alguns versos em inglês e uns corinhos “Ê Ô Ê Ô” ao fundo. Mais grove, só que agora no pior estilo Jota Quest. Nada muito interessante.

5 - Noites de Um Verão Qualquer: Se a banda quiser, com certeza esse pode ser o próximo hit do verão! Baladinha, praia, letra fácil. Noites de um verão qualquer; sobre sua pele encontrei abrigo; pra gente se devorar; na órbita do seu umbigo. Gruda fácil na sua cabeça, mas é uma ótima música, então não tem problema.

6 - Escravo: É Blur! Só que desta vez, você vai se lembrar das músicas mais animadas como Tracy Jacks e Parklife. Refrão pegajoso: Seu desejo é sempre minha lei, meu desejo, meu céu e meu norte. Tudo para virar single.

7 - Notícias do Submundo: Uma guitarra distorcida e uma das letras mais inspiradas da banda são os destaques aqui. Veja só o mar que se abre num abismo e cospe as notícias da semana.

8 - Sutilmente: Agora sim! Essa é a música! Mais uma da parceria Samuel/Nando. Arranjo acústico, parece uma Ali sem orquestra. Lembra também o hit Resposta. É muito, mais muito simples, só que com um grande potencial radiofônico. E Quando eu estiver triste simplesmente me abrace...

9 - Um Gesto Qualquer: Me lembrou Roberto Carlos! Não há muito pra se dizer sobre essa música. Não que seja ruim, é apenas Peso-morto.

10 - Assim Sem Fim: Começa lenta, simples, lembrando o albúm Carrossel. Até que chega o refrão com um instrumental que detona e transforma essa música num dos destaques do albúm. Se prepare para o que for, no raso do coração; O que ainda é meu não me devolva não.

11 - Saturação: Viajante! É de estranhar bastante na 1º ouvida, mas depois de acostumar entrará na sua lista de favoritas fácil. É preciso entrar no clima!

12 - Renascença: Rockão! Música rápida, direta, sem enrolação! Encerra bem esse belo albúm.

Geral: 8,0/10

Se quiser baixar, "com sua conta em risco" (by Silvio Santos), vá no Orkut que tá cheide links.

4 comentários:

LP disse...

skank bate o recorde do oasis em plágios...

80% cd é de plágios de outras bandas
20% é de plágios do próprio skank

o álbum só é bom por que plagiaram as bandas certas... Blur, Beatles, Bloc Party...

Punk Star disse...

Discordo com a nota... seus critérios são diferentes. Mas é isso aí lek.

Punk Star disse...

Parece ser bom, pelo o que o lek disse aí.

Diego "Grunge" Lobato disse...

axei legal é o Skank "popsinho de sempre"