sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Discos: Dig Out Your Soul por Oasis (2008)


Sétimo disco de estúdio da banda inglesa (sem contar compilações). A aposta desse disco é tentar inovar, o que acaba acontecendo em raras partes, parecendo mais que se quer repetir o sucesso do antecessor Don't Believe The Truth, de 2005. O disco serve pra provar que o Oasis já chegou na época de lançar um disco a cada 4 anos, como já faz o U2 e outras bandas com mais de 25 anos.

O disco é bom, mas peca, pois se a intenção era um disco de rock, a guitarra não faz sua parte.


1 - Bag It Up: A melhor música pra abrir o disco, apesar de ser um pop rock pra cima, tem um lado sombrio, já mostrando uma tendência desse disco. O refrão não chega a impressionar tanto, mas é bom. Fica clara a forte influência dos Beatles, a bateria principalmente remete bem ao quarteto de Liverpool em sua fase mais viajada. Não tem solo, apenas sintetizadores.

2 - The Turning: Emendada em Bag It Up , a música tem um instrumental que soou misterioso, sombrio, principalmente pela levada do piano. O refrão é pra cima e continua com o mesmo tom obscuro. Sintetizadores e guitarra simples assim como na música anterior predominam, com um solo bem estilo Noel, dentro de sua (enorme) limitação. O vocal não impressiona.

3 - Waiting for the Rapture: A bateria dessa música lembra e muito a de Bag It Up. A música é uma narrativa, Noel conta uma história que acontece com ele. A música cresce conforme o verso se desenrola. O vocal é marcante, essa canção é uma tentativa de repetir The Importance of Being Idle, que fez muito sucesso no disco anterior, porém se frustra pois não tem a mesma pegada e energia daquela.

4 - The Shock of the Lightning: Típico britpop, com uma guitarra simples, e muitos efeitos. Nada de novo se tratando de Oasis. É música pra divulgar o disco, uma música que vende. Não consegue ser tão apelativa quanto se propõe, não é tão grudenta, você não tem vontade de ouvir ela novamente em seguida. Especialidade de Noel, criar frases assim: "Come in, Come out" assim como "Go Let It Out, Go Let It In". Cita-se na letra "Magic Mistery", seria por acaso alusão ao disco (trilha sonora do filme) dos Beatles, Magic Mistery Tour?

5 - I'm Outta Time: Uma balada, escrita pelo Liam, talvez isso explica a letra ser pequena e repetitiva, o que não tira o mérito da música, pelo contrário dá uma particularidade à ela. O início do refrão é ótimo, lembrando Beatles mais uma vez, essa seria a Let There Be Love desse disco, ou uma tentativa de ser, tem o mesmo estilo pra baixo, tipo música de fim-de-tarde. No final uma frase dita por John Lennon que eles samplearam, a frase é a seguinte: "Como Churchil disse, é direito inalienável de todo cidadão inglês de morar onde bem quiser. O que a Inglaterra vai fazer? Desaparecer? Vai deixar de estar lá quando eu voltar?"

6 - (Get Off Your) High Horse Lady: Um vocal infeliz, com esse efeito clichê ainda piora. O primeiro minuto e meio não impressiona, se você não pular de música até lá. O instrumental se torna decente, entrando a bateria, mas o vocal persiste na infelicidade. A música enjoa, ela fica na mesma até o fim.

7 - Falling Down: Coladinha começa Falling Down que retoma o tom sobrio do começo do álbum. Com orgão ao fundo e violinos deixa a música gostosa de se ouvir, o vocal combina, isso é o que chama a atenção. A guitarra tem seus momentos de destaque, a bateria é boa dentro da (pequena) limitação de Zak Starkey, que decepcionou no The Who. Uma ótima música, mas não deve fazer sucesso.

8 - To Be Where There's Life: Um início à la Beatles em sua fase "Zen". Música composta pelo outro guitarrista da banda, e por incrivel que pareça a música não tem guitarras, só com baixo. Bons vocais. Música peso-morto do disco. Não será lembrada nas próxima turnês (isso se já não for esquecida nessa).

9 - Ain't Got Nothin: Mais uma do Liam, e essa decepciona, mas uma letra repetitiva e pequena, mas dessa vez não funciona. Seu momento de inspiração foi todo gasto em I'm Outta Time. Só barulho, isso não basta pra conquistar, outra música peso-morto. É o tipo de música, que quando é tocada no show (isso se for) você aproveita pra ir ao banheiro ou comprar cerveja.

10 - The Nature of Reality: Agora uma música de Andy Bell, que é baixista mas não toca baixo nessa faixa, quem toca é o Gem Archer, guitarra base da banda. Que porra é essa? O cara faz a música e não toca nela?. O riff da intro faz você pensar que eles vão tocar Helter Skelter dos Beatles, mas ele muda suavemente, pra tentar disfarçar o plágio. Mas a música segue um estilo Beatles, acho que de tanto eles tocarem Helter Skelter acharam que a música era deles.

11 - Soldier On: O início dessa dá pra cantar Helter Skelter também, a bateria e o baixo são plágios. Aí quando o vocal entra a música toma outro rumo, a sombriedade do disco já se foi, a música tentar ser. Liam Gallagher e mais uma mini-letra, a música é descartável.



Parece que nesse disco o Noel disse "Não to afim de tocar guitarra". A guitarra deixa a desejar e muito, sem solos, sem grandes explosões. Um disco mais contido nesse quesito e por um lado mais viajado, apesar de ter músicas que remetem à canções antigas deles. Um disco feito com preguiça por Noel e Liam, mas não pelo os outros membros.

Esse disco não supera Don't Believe The Truth... O vejo apenas superando o fraco Heathen Chemistry.

GERAL: 6/10

Se quiser baixar, "com sua conta em risco" (by Silvio Santos), vá no Orkut que tá cheide links.

Destaques do Disco:

Bag It Up:
http://br.youtube.com/watch?v=ujNsHh_CwNA

I'm Outta Time:
http://br.youtube.com/watch?v=7KlYM5_WLr0

9 comentários:

Diego "Grunge" Lobato disse...

oq eu posso falar do disco da maior banda do mundo(2º LP e Cia),
é esperar pra ouvir,eu já ñ tinha gostado do album de 2005(com exceção de lyla,que é muito Beatles),é esperar pra rir,das asneiras que vão.
Já até até vejó...é o melhor disco de todos os tempos
rs rs sr srs

Rafael Alves disse...

Achei uma merda de verdade.

Punk Star disse...

o disco ou meu post?

Renan V. J. de Oliveira disse...

eu achei esse disco uma grande bosta, não chega nem perto dos primeiros.

Renan V. J. de Oliveira disse...

mas enfim, é comercial e VAI vender.

principalmente se tocar na Malhação.

Renan V. J. de Oliveira disse...

e o link do album do metallica da quebrado.

Unknown disse...

Álbum do século.

Corram atrás, leigos.

É a volta da mágica.

Rafael Alves disse...

Punk = O disco.

Rafael Alves disse...

Aliás o post tá muito bom.